6.1.14

DEUSébio: De todos, um.


Desde ontem que estou a tentar escrever algo sobre o Rei, mas não tinha condições para tal. Para se escrever um texto sobre Eusébio, é preciso que ele seja condizente com a sua grandeza, e realmente não sei se algum conjunto de palavras conseguirá algum dia descrever o que Eusébio foi. Infelizmente, nunca o vi jogar. Tenho 23 anos e, quando nasci, já Eusébio era o Rei há muitos anos, já era o melhor de sempre, neste pequeno País. Mas habituei-me, ao longo dos anos, a ver os vídeos das suas façanhas, de lágrimas de orgulho nos olhos, e a sonhar um dia poder ver um Benfica assim, ou a desejar ter nascido naquela época, para viver tudo aquilo. Habituei-me também a ouvir as pessoas mais velhas (nomeadamente o meu avô) a contarem histórias dos jogos, e senti sempre inveja. Nasci numa época em que o Benfica já começava a afastar-se muito do que era no seu tempo, e em que começou a tornar-se irreconhecível. Mas foi graças ao Eusébio (e a muitos outros) que comecei a amar este clube. Eu não escolhi o Benfica, o Benfica é que me escolheu a mim, e tal como sou do Benfica desde que nasci, sou também do Eusébio, seu símbolo máximo.

Se é verdade que nada nem ninguém está acima de um clube, não é menos verdade que um clube é feito das suas lendas, é feito daqueles que o tornaram grande. Se não fossem as grandes glórias, um clube nunca seria nada. E neste ponto, o nome Eusébio está intimamente ligado ao nome Benfica. Foi muito graças a ele (e também outros como Coluna, José Augusto, Águas, Rogério Pipi, etc) que o Benfica hoje tem o nome de Glorioso, foi graças a ele que nos tornámos um clube respeitado em todo o Mundo, um clube que metia medo aos grandes colossos Europeus e que, mais tarde, ele próprio se tornou um colosso Europeu. Mas não foi apenas o nome do Benfica que elevou pelo Mundo fora, foi também o de Portugal. Por muito que o consideremos nosso (dos Benfiquistas), Eusébio é na realidade de todos, não só de Portugal, mas do Mundo. É por isso que, quando vamos a qualquer País e dizemos que somos Portugueses, nos respondem logo com: "EUSÉBIO. BENFICA!". Era um símbolo do Mundo do futebol, e não é qualquer um que recebe uma ovação em Old Trafford, ou um minuto de silêncio com imagens suas em ecrã gigante, no Santiago Bernabéu. Isto só está reservado para aqueles realmente especiais, que se tornam símbolos e ídolos de gerações.

Nunca conheci Eusébio, nunca troquei com ele palavras. Passou por mim várias vezes mas sempre achei que eu, comum mortal, não tinha direito de me dirigir e falar com Deus. Mas hoje, quando a sua urna foi ao centro do relvado e pelos altifalantes ecoou o Hino do Benfica, chorei a sua morte como se de um familiar se tratasse. Porque na verdade, o Benfica é e sempre será uma família, e quando parte um de nós (principalmente o mais importante) todos nós sentimos essa dor, todos nós choramos, sejamos homens, mulheres, adultos, crianças. Hoje vivi um dos momentos mais emocionantes como Benfiquistas, um que nunca irei esquecer em toda a minha vida. Chorei porque senti que morreu uma parte do Benfica, e que daqui para a frente nada será como dantes. No meio disto tudo, tenho pena que o Rei tenha partido numa altura em que o Benfica perdeu parte da sua identidade, em que já não somos respeitados (só voltámos a ser respeitados hoje, mais uma vez graças a ele) e temidos como nos seus tempos, em que se perdeu grande parte da mística e o futebol no mundo inteiro se tornou um negócio, deixando de parte a paixão, paixão essa com que o Pantera Negra jogava sempre. Porém, espero que este momento de dor sirva para unir de novo a nação Benfiquista, para trazer a mística de volta, fazer os jogadores perceberem o que é este clube, e voltarmos a ser o Benfica que éramos na década de 60. Que melhor homenagem à sua memória, do que voltarmos a ser o Benfica que ele tornou glorioso? Cumprir os seus sonhos, desejos, ambições. Eusébio disse em tempos que foi o jogador mais feliz do Mundo, e que fizemos dele uma pessoa importante. Eu digo antes: King, tu é que fizeste de nós as pessoas mais felizes do Mundo, e orgulhosas em sermos do Benfica. Tu é que fizeste de nós o que somos hoje, maiores que Portugal. E por isso e muito mais, OBRIGADO.

Descansa em Paz e olha pelo Maior do 4º anel. Sei que estarás ao nosso lado em cada finta, em cada golo, porque as Lendas nunca morrem!

4 comentários:

  1. Buenas, enhorabuena por el blog, me gustaría intercambiar enlaces contigo y que nos sigamos mutuamente.
    Un enorme saludo desde http://orgullobenfiquista.blogspot.com/
    http://bufandasybanderasamps.blogspot.com/

    Oi, parabéns pelo blog, gostaria de trocar links com você e nós seguimos um ao outro.
    Uma saudação enorme de http://orgullobenfiquista.blogspot.com/
    http://bufandasybanderasamps.blogspot.com/

    ETERNO EUSEBIO

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Joana!! Simplesmente magnífico!! :)

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns Joana!! Mais uma vez, simplesmente magnifico!! Digno de um Rei!! :)
    (Celsa Gomes)

    ResponderEliminar

Não são aceites nos comentários quaisquer ofensas ao Sport Lisboa e Benfica, ou a outras pessoas que comentam. Os comentários que não cumpram estas regras, serão prontamente eliminados.