17.5.13

Amesterdão: o renascer.

23 anos, tantos quanto os que celebro este ano, foi o tempo que esperei para poder estar presente numa final Europeia. Muitas vezes ouvi falar dessas míticas noites, sem que nunca pudesse sentir o que era praticamente tocar o Céu, como tantos outros Benfiquistas já tinham tido a oportunidade de sentir. Durante toda uma vida imaginei como seria, imaginei o que sentiria se alguma vez pudesse presenciar tal coisa, mas tudo o que imaginei não chega sequer perto do que foi na realidade. Aliás, como dizem, a realidade é sempre melhor que a fantasia em si, que o sonho.

E foi com sonhos no coração que parti para a Holanda. A viagem foi dura, parti na terça feira e, depois de dois aviões (num dos quais orgulhosamente entoámos o Hino do Benfica) e uma longa viagem de carro, chegámos a Amesterdão. Vivia-se na cidade um ambiente fantástico, com adeptos de ambas as equipas a entoar cânticos, cada um a puxar para o seu lado. Quanto mais se aproximava a hora do jogo, mais a ansiedade ia crescendo, e também a emoção, por poder realizar um sonho: ver o Benfica numa final Europeia. Chegou a hora de entrar para o Estádio, e apesar de toda a desorganização à entrada, consegui chegar a uma boa hora de ainda absorver todo o ambiente, e ficar um pouco sentada a pensar em tudo o que isto significava. E quando as equipas entraram no estádio, não pude deixar de ficar emocionada, a pensar em todos os meus anos de Benfiquismo. Foram anos duros, os que passei como Benfiquista, tendo nascido em 90. Nunca vi o Benfica ganhar muito, mas a realidade é que tive bons "professores" a transmitirem a mística, e por isso hoje sinto mais o Benfica do que qualquer coisa na minha vida, e faço deste clube a minha vida. E por isso, quando as equipas começaram a entrar em campo, comecei a pensar no meu avô, um dos principais "impulsionadores" do meu Benfiquismo, uma das pessoas com as quais aprendi mais sobre este clube, não pude deixar de sentir saudades dele e desejar que ele pudesse estar ali comigo, a partilhar aquele momento. Pensei naquela altura no quanto tudo o que ele me ensinou e todos os valores que me transmitiu foram importantes para eu chegar ali, àquele momento. Sem ele, não seria possível viver um dos melhores momentos da minha vida. 

Durante o jogo, cantei o mais alto que pude pelo Benfica, apoiei ao máximo, deixei toda a minha alma naquela bancada, deixei tudo ali por um ideal que me completa e sempre me completou. Como disse, foi uma das melhores experiências da minha vida, vi o Benfica fazer um dos melhores jogos de que me posso lembrar, os jogadores foram Benfica, deram tudo em campo e foram melhores que os outros, bem melhores. Deram um banho de bola ao Campeão Europeu em título, e por isso, todos temos de nos sentir orgulhosos. Nas bancadas, orgulhámos também o Benfica, e tudo o que vi naquele dia em termos de apoio, é algo que nunca esquecerei, que vai ficar na memória para sempre. Mas custou, aquele golo no fim do jogo foi pior do que se me tivessem dado uma facada no coração. Quando o árbitro apitou para o final do jogo, chorei. Chorei muito, sentada naquela bancada, chorei pelo Benfica, chorei por toda a minha família que estava em casa a sofrer como eu, e chorei pela falta de sorte. Não dá para colocar em palavras tudo o que senti naquele momento, foi um misto de sensações: tristeza, injustiça, orgulho, tudo. Por momentos tive vergonha que me vissem chorar daquela maneira, mas depois olhei à minha volta, e vi tanta gente como eu, tanta gente com o mesmo sentimento, que isso reconfortou-me e não pude deixar de me sentir grata por fazer parte desta família. Lembro-me de um rapaz que não conhecia passar por mim, ver-me naquele estado, e colocar-me a mão no ombro dizendo que tudo ia ficar bem. Isto é o Benfica, e é por isto que amo este clube. 

Este ano tem sido um ano difícil para mim, perdi a minha bisavó (que foi a pessoa que me criou, e uma das maiores influências na minha vida) e passadas 3 semanas, perdi também a minha cadela (que apesar de ser "apenas" um animal, era a minha melhor amiga), e durante esse tempo perdi-me a mim própria e, pior que isso, perdi a esperança em tudo. Precisava de uma alegria do Benfica, para pelo menos alguma parte da minha vida voltar a fazer sentido. Isso não aconteceu, mas a realidade é que o que o Benfica me deu na quarta-feira, mesmo tendo saído derrotado, foi muito mais que isso. Perdi o jogo, mas ganhei muito mais. O Benfica naquele dia fez-me voltar a acreditar, devolveu-me a esperança que eu já tinha perdido no Mundo. Porque, apesar da derrota, aquilo que aqueles heróis fizeram em campo, e o quanto nos encheram de orgulho, mostrou-me que mesmo que a vida por vezes seja injusta e nos tente mandar abaixo todos os dias, há coisas pelas quais devemos lutar sempre. E mesmo que a sorte hoje não exista, sei que um dia vai mudar, o nosso dia vai chegar e vamos ter tudo aquilo que desejamos e merecemos. Por outro lado, aquilo a que assisti naquele dia na bancada, mostrou-me que afinal não estou, nem nunca poderei estar sozinha. Tenho a minha família Benfiquista ao meu lado, a festejar alegrias, ou a sofrer comigo também, e quando assim é, nunca estamos sozinhos, por muito difíceis que as coisas sejam. Mais uma vez, o Benfica "acordou-me", salvou-me. Saí de Amesterdão uma pessoa nova, e o meu clube é o responsável por isso. É por essa razão que quando me perguntam porque sou tão fanática e perco tanto tempo e dinheiro com o Benfica, eu não sei explicar. É algo irracional, mas só quem realmente vive por isto é que entende. Hoje sei que sou 1 milhão de vezes mais Benfiquista do que era antes de partir nesta viagem. É um orgulho pertencer a este clube, e mesmo que me dessem a escolher ser de outro, eu continuaria a ser do Benfica, porque ser do Benfica é diferente. O Benfica é muito mais que um clube, e é por isso que é tão diferente dos outros e move tanta paixão. Acho que dificilmente adeptos dos outros clubes podem sentir aquilo que sentimos na quarta, que é sair de um jogo em que perdemos, com o orgulho redobrado no nosso clube, com esperança e com a certeza de que somos do Maior Clube do Mundo.

Hoje sei o que é ir a uma final Europeia, sei a sensação, sei o que é tocar o Céu e voltar a ganhar esperança em apenas 90 minutos. E, por isso, estou eternamente grata. Disse lá em cima e repito: Perdi um jogo, mas ganhei muita coisa. 


"De todos, um só."

2 comentários:

  1. Muito bom texto! Parabéns à autora!E sim, também sinto o mesmo, é algo inexplicável esta mística benfiquista, esta chama imensa que somos e todo este sentimento de família e de pertença que é o Benfica.E PLURIBUS UNUM!! Saudações gloriosas,M.A.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo texto!!!
    Pelo que li, vejo que ha mais uma benfiquistas entre muitas outras, por certo, que sentem o Benfica do mesmo modo que eu!!!
    Saudações benfiquistas :)

    ResponderEliminar

Não são aceites nos comentários quaisquer ofensas ao Sport Lisboa e Benfica, ou a outras pessoas que comentam. Os comentários que não cumpram estas regras, serão prontamente eliminados.