18.2.13

O dia em que vi um Estrangeiro cantar o Hino do Benfica...

Podia fazer uma análise exaustiva ao jogo de ontem. Podia comentar as incidências, os lances polémicos, as oportunidades de golo... Podia fazer isso, mas não vou, porque prefiro comentar outra parte do jogo, uma que não é visível para todas as pessoas, mas que é tão ou mais importante. 

Ontem, como é costume, desloquei-me ao Estádio da Luz para ver mais um jogo do Benfica, mas ao contrário do que é habitual, foi connosco um amigo que não é Português, e que esteve durante 6 meses a estudar em Portugal. Quando ele veio para Portugal, vivia em casa de um conhecido meu, companheiro de bola, que prontamente o levou a ver jogos do Benfica connosco, sempre que íamos. Com o tempo, este nosso amigo estrangeiro foi-se afeiçoando ao clube, comprou um cachecol, aprendeu as músicas e apoiava tanto como nós. Acabado o tempo de estudo, teve de voltar ao seu País de origem, mas levou sempre o Benfica no coração. Este fim-de-semana, voltou cá, e logicamente uma das coisas que quis logo fazer foi assistir ao Benfica vs Académica. Desta vez já conhecia algumas das músicas melhor e cantava-as com afinco, mas o momento que realmente me impressionou, foi aos 30 minutos de jogo, quando se começou a cantar o Hino do Benfica. Olho para o lado e eis que vejo este rapaz, que não nasceu cá, não cresceu cá, não teve uma educação Benfiquista desde pequenino, a cantar o Hino do Benfica, palavra por palavra, e com tanto sentimento como nós. Não pude deixar de me sentir emocionada com a situação, e de pensar que o Benfica é isto mesmo. No Benfica não importam nacionalidades, cores, religiões, nada disso. No Benfica encontram-se pessoas de todos os locais, formam-se amizades com pessoas muito diferentes, e é realmente gratificante ver que a dimensão e sentimento do Benfica são tão grandes, que qualquer pessoa se apaixona por este clube, ainda que nunca tenha tido uma ligação de "berço" com o mesmo. É bom ver que o Benfica conquista o coração de pessoas por todo o Mundo, e isso faz-me ver que teremos sempre futuro e que, mesmo apesar de não ganharmos tantos títulos como gostaríamos, a grandeza do Benfica será sempre inigualável. A Mística está viva, meus amigos, é preciso é continuarmos a acreditar nela, e a passá-la de pessoa para pessoa. 

2 comentários:

  1. Daniel Alves (das Caldas)19 de fevereiro de 2013 às 15:03

    Independente da corrupção e da sujidade do futebol português, a mística do Benfica está bem viva. O Benfica não é um clube português. Se o fosse, nunca os estádios de Leverkusen, Paris, Manchester, Toronto, e Milão (isto de história mais ou menos recente) teriam estado tão perto de ser nossa casa também.É um clube do mundo, que por azar calhou ter nascido neste país podre, corrupto e decadente.

    ResponderEliminar

Não são aceites nos comentários quaisquer ofensas ao Sport Lisboa e Benfica, ou a outras pessoas que comentam. Os comentários que não cumpram estas regras, serão prontamente eliminados.