26.6.12

Fim de época

Com o jogo de hóquei deste domingo, terminou assim a época desportiva do Benfica. Pensei meter-me dentro da cama, enrolada em posição fetal, a ressacar de Benfica, mas dado que os treinos do futebol estão aí a começar, não há necessidade de entrar já em depressão. Mas dado que a época acabou, é altura de fazer uma retrospectiva. No futebol, como se sabe, foi uma época miserável, na minha opinião. É certo que ganhámos um título, a Taça da Liga. Mas para um clube como o Benfica, a Taça da liga não é, nem nunca será, suficiente. Qualquer adepto Benfiquista que se preze, quer mais, porque a nossa história ensinou-nos a querer sempre mais, a não nos contentarmos com pouco. E, por isto, muita coisa terá que mudar, para começarmos a ganhar títulos com mais significado, e para começarmos a reerguer-nos como a potência do futebol nacional que um dia fomos. Muita coisa correu mal esta época. Foi a falta de exigência que há muito tempo se sente no nosso clube, foi o facto de, a meio da época termos perdido o fulgor. Não vou falar de arbitragens, como já o disse. É claro que houve jogos em que fomos prejudicados mas, nesses mesmos jogos, também não demos o nosso melhor para ganhar e, quando não o fazemos, deixamos de ter moral para dar qualquer outra desculpa. E é este o mal do Benfica, procurar sempre desculpas externas para justificar os nossos próprios fracassos. Quando começarmos a deixar de nos preocupar com os de fora, e começarmos a preocupar-nos com o que se passa cá dentro, aí sem, teremos hipóteses de voltar ao que sempre fomos.

Posto isto, quero agora debruçar-me sobre as modalidades. Acompanho as modalidades a época inteira, seja em jogos importantes ou em jogos contra os "mija-na-escada". Gosto de modalidades, sempre gostei e sempre dei valor, e acho que se deveria dar mais importância às mesmas. E os títulos das modalidades, para mim, têm sempre um sabor especial, devido a esta minha paixão pelas mesmas. Porque nem sempre há razão para críticas, e há que dar o mérito quando ele existe, esta época foi uma época excelente para as nossas modalidades:

Hóquei - Começo por este porque, para mim, é o título mais importante desta época. Há 14 anos que o Benfica não vencia um Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, e em Portugal, como todos sabem, havia clara hegemonia do Porto, que foi Campeão 10 vezes consecutivas. Por isso este teve um sabor especial, por ter sido conquistado passado tanto tempo. Não esquecer também que, no início da Época, já tínhamos conquistado a Supertaça Europeia. 

Futsal - Ganhámos todas as provas nas quais competimos. Tínhamos conquistado já a Supertaça e a Taça de Portugal, e neste sábado vencemos o Campeonato Nacional, na negra. Foi um título completamente merecido, o Benfica foi, de longe, a melhor equipa em todo o campeonato e seria injusto se o título tivesse fugido de novo. Mas, felizmente, este ano fez-se justiça e o Campeão Voltou. 

Basquetebol - Este era um título em que poucos acreditavam, pelo facto de a negra ser jogada no Dragão Caixa. Lembro-me do último jogo na Luz, em que já toda a gente estava com um pensamento derrotista, a dizer "O último jogo é lá em cima, não temos hipóteses". A verdade é que os atletas do Benfica deram tudo o que tinham em campo e mostraram-nos que tudo é possível, festejando o título no Dragão. Claro que este teve também um sabor especial, por ter sido festejado no local onde foi. Por uma vez, deixámos nós de ser o salão de festas dos outros, e fizemos deles o nosso salão de festas. 

Atletismo- Fomos Bi-Campeões Masculinos Seniores, e vencemos o Campeonato Nacional de Juniores, em femininos e masculinos. 

Voleibol - Mais uma vez, no que diz respeito ao Campeonato Nacional, morremos na praia. Tínhamos tudo para o conquistar e falhámos. No entanto, ganhámos a Supertaça e a Taça de Portugal, portanto também não foi uma época assim tão má. 

Resta esperar que, para a próxima época, se continue a senda de vitórias nas modalidades, e que se transporte também essa mística para o futebol.

2 comentários:

  1. "E é este o mal do Benfica, procurar sempre desculpas externas para justificar os nossos próprios fracassos".

    Para mim é exactamente o contrário. Basta lembrar a blogosfera benfiquista que se lançou agressivamente a LFV e Jorge Jesus depois da derrota no campeonato. Para mim as nossas criticas vão muito para o treinador, o presidente e os jogadores em vez de tentarmos mudar o que está mal no futebol português à 30 anos. Os erros nós iremos sempre cometê-los como todos os clubes os cometem e em bem maior quantidade do que nós. O que expõe os nossos erros e esconde os dos outros são as vitórias. Mas aí elas aparecem maioritariamente devido ao dedo dos homens do apito. 1 e 2 penaltis por jogo, expulsões ridículas aos nossos e que não acontecem aos outros não podem ser desconsiderados. 1 penalti altera um resultado de um jogo. E quando são vários em vários jogos e não só nos nossos (não estamos num campeonato sozinhos e os outros ganham à custa destas coisas) então um campeonato pode ser viciado muito mais facilmente do que as pessoas pensam. E ainda existem os cartões. Em maior parte dos jogos existe uma diferença de critérios gritante. Um dia irei fazer um post sobre isso mesmo. Em maior parte dos jogos, o nosso trinco leva amarelo à primeira oportunidade e por vezes nem existe razão para esse amarelo. Os das outras equipas chegam a ter créditos para travar 3 e 4 contra-ataques sem levar qualquer cartão. Isso faz uma enorme diferença.

    Depois disto não quero dizer que não devemos olhar para os erros que cometemos. Obviamente que sim. Não podemos é deixar certas coisas passarem em claro como por exemplo as classificações dos árbitros onde os 6 primeiros foram os que mais prejudicaram o Benfica. Aliás, esses 6 primeiros retiraram 16 dos 21 pontos perdidos pelo Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Vou-te adicionar no meu blog. Espreita o meu e se estiveres interessada faz o mesmo.

    Cumprimentos benfiquistas

    ResponderEliminar

Não são aceites nos comentários quaisquer ofensas ao Sport Lisboa e Benfica, ou a outras pessoas que comentam. Os comentários que não cumpram estas regras, serão prontamente eliminados.