2.3.10

O porquê de ser Benfiquista

Há pouco dei por mim a reflectir numa coisa: Porque é que sou do Benfica? Porque é que escolhi ser deste clube, e não de outro qualquer? A verdade é que, para começar, eu nunca escolhi. Não cheguei a um dia e disse «Bom, tenho de escolher ser de um clube e vou ser do Benfica». Porque ser Benfiquista não é, para mim, uma questão de escolha. Nascemos assim, já Benfiquistas, já prontos a torcer pelo maior clube de Portugal. Não precisamos de escolher nada porque, desde o momento em que pomos os pés neste Mundo, há algo dentro de nós que nos diz que pertencemos a esta família. E o Benfica é uma família, é por isso que somos diferentes. Ao contrário dos outros clubes, sabemos que neste ninguém nos vai colocar de parte, sejamos ricos ou pobres, bonitos ou feios, seja o que for. Sabemos que vamos sempre sentir-nos em casa no nosso estádio da luz, porque temos os nossos "irmãos" do nosso lado. Ser benfiquista é um dom e, como qualquer dom, nasce então connosco. Não se pode escolher, não se pode questionar, é assim e acabou-se.
Mas continuando, eu não sei explicar porque razão sou do Benfica, porque isso já nasceu comigo. Desde que me lembro que sou Benfiquista, vou ao estádio desde os meus 3 anos de idade e sei que nunca duvidei das minhas cores, nunca pensei sequer por um segundo em mudar de clube, como acontece com tantas outras crianças. Nunca fui naquela conversa de "Eu dou-te 5 contos para seres do Sporting". Lembro-me de uma vez, era eu pequena, devia ter uns 6 anos, um senhor me ter dito "Joana, eu ofereço-te uma camisola do Sporting se mudares de clube", ao que eu respondi, sem rodeios e muito prontamente "Então dê-me lá, para eu ir queimá-la". Portanto, a mim ninguém me convencia a ser de outro clube, senão do grande glorioso.
A verdade é que é difícil dizer porque sou do Benfica, ou melhor, é impossível. E também é difícil expressar por palavras o que é ser Benfiquista. Posso dizer é que ser Benfiquista é ser diferente, é diferente de ser de qualquer outro clube. Ser do Benfica é ser do povo, é aceitar toda a gente, independentemente de cores, convicções, religiões, seja o que for. É saber que somos do maior de Portugal, é sofrer com o nosso clube mas, ainda assim, apoiá-lo até ao limite. É chorar de tristeza quando o Benfica tem um mau resultado, ou não conseguir comer ou dormir quando isso acontece. Para mim ser do Benfica é chorar de alegria fechada dentro de um carro, no norte shopping, a ouvir o fim do relato do Boavista-Benfica, por sermos campeões. É andar na ribeira de camisola do Benfica vestida, com o maior orgulho do Mundo, e sem medos. É seguir o meu Benfica para qualquer parte, nem que o jogo fosse no fim do Mundo. É colocar o Benfica acima de tudo, mesmo acima de amigos, namorados, escola, qualquer coisa. É ver que o Benfica como uma cura para qualquer mal que nos aconteça.

Ultimamente, cheguei também à conclusão de que o Benfica é melhor que tomar um xanax. Nos últimos tempos, em que as coisas não têm corrido tão bem, é ao Benfica que me tenho agarrado. E, quando vou ver um jogo do Benfica, quando estou no meu Estádio da Luz, ou quando faço uma deslocação para ver o meu clube em qualquer parte do país, é quando realmente me sinto bem. Quando vejo o Benfica, todos os males do Mundo desaparecem e sinto-me feliz, completa. Quando estou no meio de todos os meus "irmãos" benfiquistas, a gritar pelo maior, sinto-me em casa, sinto que pertenço a algum sítio, e não há nada no Mundo melhor que isso. Tenho a certeza que dentro da barriga da minha mãe já cantava os cânticos do Benfica, e hei-de ser Benfiquista até morrer.

Em suma, ser do Benfica não se explica, sente-se.


(Aproveito para deixar um desafio a quem visitar o Blog: Tentem dizer o que é, para vocês, ser Benfiquista.)


3 comentários:

  1. Nunca poderei relativizar o que é ser do Benfica, pois nunca me conheci doutra forma.
    Nunca poderei explicar o porquê, já me estava no ADN ainda não era um par de células.
    Posso explicar é certas coisas que sinto como Benfiquista.
    Para começar, é o único campo da vida em que me rio por ser odiado. Sim, porque verdes e azuis a lembrarem-se de nós em cânticos quer ganhem quer percam...tem que se lhe diga...
    Avançando... Quando oiço ou leio uma daquelas histórias da velha guarda sobre Benfiquismos, ou mesmo algumas histórias mais recentes, aquelas histórias "engraçadas" sobre visões pessoais do Benfica ou momentos de "pelo Benfica eu fiz isto e aquilo", solto sempre um sorriso. Porque mesmo com uma visão pessoal diferente, cada uma contextualizada por pessoa, época, localização, etc. a paixão é comum.
    Sinto também a capacidade gigantesca de movimentação massiva do Benfica. Se um benfiquista sugere um movimento para um determinado fim (indo esse fim desde benefício do Benfica até acções de beneficiência), a massa Benfica ir-se-á movimentar nesse sentido incessantemente até ao objectivo. Se um precisa de ajuda, milhares vão oferecer o que podem.
    Benfica também é diversidade e numa enorme comunidade que quando junta, sabe divergir as opiniões saudavelmente, mas em última instância SEMPRE apoiar o Benfica, acima de visões de registo pessoal.
    Nessa comunidade consegue-se criar laços.
    Uma prova? A dona deste blog mora a mais de uma hora de mim, nunca a vi pessoalmente, mas no entanto é minha amiga há mais tempo que todos (ainda que poucos) os meus amigos fisicamente mais próximos. E isso foi um resultado de uma conversa massiva no MSN que juntava os users do antigo fórum sl-benfica.com, agora conhecido por serbenfiquista.com.
    Se Benfica é extraórdinário como clube de variados desportos, também envolve muito mais que isso. É uma paixão que passa os limites do racionalmente explicável.
    Por isso não consigo responder o que é ser benfiquista.
    Eu sei o que consigo fazer quando o Benfica está bem.
    Eu sei o que não consigo fazer quando o Benfica está mal.
    É como uma parte física de mim. Na realidade, é uma parte mais-do-que-física de mim. E dessa parte eu estou dependente.
    Em outras palavras?
    Eu ficaria muito mal se ficasse sem uma mão, porque sempre a tive como parte de mim.
    Eu ficaria muito mal se ficasse sem o meu benfiquismo, porque sempre o tive como parte de mim.
    Se o meu benfiquismo é físico? Não. Mas sinceramente não sei o que me dói mais: quando entalo a minha mão, ou quando o Benfica perde.

    Beijinho Ju

    ResponderEliminar
  2. Eu nem sequer penso porque sou do Benfica .... sou porque sim! E eu já nasci do Benfica, mesmo sendo o meu pai sportinguista e a mãe portista (ferrenhos). Comigo passa-se quase tudo o que se passa com a Joana e o Daniel.
    Casei com um benfiquista ... e tenho 2 filhas benfiquistas. Como diz o Daniel, é mesmo uma paixão que passa os limites do racionalmente explicavel.
    O meu dia pode ser muito complicado, mas há sempre tempo para visitar blogs e ver todas as noticias sobre o Meu Benfica. Vivemos a muitos kms de Lisboa, raramente é possivel ir ao estádio, mas ser sócio e ter as quotas em dia é para nós, como ter o BI em ordem. Podia dizer tanta coisa sobre o que é para mim ser Benfiquista, mas .... isso nem importa, o importante é mesmo ser BENFIQUISTA!
    O meu benfiquismo, como o do Daniel, não é fisico, mas acho q me dói mais quando o Benfica perde do que quando aperto a minha mão....
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Greetings, I believe your site may be having web browser compatibility
    problems. When I look at your web site in Safari, it looks fine however when opening in I.

    E., it's got some overlapping issues. I merely wanted to provide you with a quick heads up! Apart from that, great blog!
    Also see my site: chelsea fc transfer rumours transfer news

    ResponderEliminar

Não são aceites nos comentários quaisquer ofensas ao Sport Lisboa e Benfica, ou a outras pessoas que comentam. Os comentários que não cumpram estas regras, serão prontamente eliminados.